Tito Trugilho
Conta eu Canto Inspire e pela inspiração haja paz...
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
MÚSICA COMPOSIÇÃO
                       MÚSICA COMPOSIÇÃO

        A formula exata de expressar a essência humana, o meio mais eficiente de tornar envolvente qualquer ensinamento, dando-lhe eficácia. Ela torna o ambiente propicio para que o receptor da mensagem a compreenda, faz até mesmo com que as fórmulas e expressões mais complexas sejam absorvidas pela mente na integra, e nela permaneçam guardadas.
Assim sendo, desta ferramenta fazem uso os poetas, para que a mensagem de amor seja ouvida e logo aplicada. Ao ouvirmos um poema, temos nossos olhos e ouvidos voltados para a interpretação deste arauto eloquente em seu monologo, quando da vida as palavras, rimas em porosas e versos encantadores que elevam aos corações, emocionando-os ao ponto de deixarem lá fora, até mesmo os mais perturbadores pensamentos, ludibriados pelas entrelinhas ali declamadas.
Estas mesmas palavras nas mãos dos artífices compositores, que estas tiram do plano falado dando-lhes uma roupagem melódica, são eternizadas pelo encanto que usando a voz do interprete, inebria aos que alcançados são pela vibração de seu som.  Exemplo clássico e claro é notado na obra completa de Antônio Carlos Jobim ( Tom Jobim ),“ GAROTA DE IPANEMA “, apreciada em todas as plataformas musicais deste mundo musical, bem como “ AS ROSAS NÃO FALAM “ de Agenor de Oliveira, o também saudoso “ mestre Cartola “.
Bem dizia ( João Nogueira ) com sua pena e violão em mãos, quando nos presenteou com uma das mais expressivas obras, na qual traz a alusão, da incumbência outorgada a nós compositores quando diz...      – “Ninguém faz samba só porque prefere“, nos trazendo a compreensão que a música nasce com todo seu ímpeto, transcendendo até mesmo as nossas expectativas em seus variados estilos musicais, cita o samba por ser sua plataforma de expressão, porém deixando bem claro que ninguém, ninguém mesmo, faz música porque prefere.  Ela simplesmente nasce sem pedir licença, entra e se apresenta ao palco, desce do salto e se faz notar, tornando aquele(a) que a concebe  seu(a) primeiro(a) ouvinte, ressoando em sua mente até que a reproduza, escreva e guarde da forma como se apresentou.
E como fazer para se racional em meio as emoções despertadas e expostas, todas postas sobre a mesa?
Como faz aquele que vê nascer como um(a) filho(a) este encanto musical. Assim como a mãe faz com os seus, o faça. Cuide de cada uma delas sabendo que, filho novo não te deixa dormir, e esta mente que mais parece uma maternidade boa parideira que traz suas crias em ninhada, vai literalmente tira-lo da cama para alimenta-las de notas e expressões que lhe mantenham vivas e bem nutridas.
Cante, grave, escreva, crie sua partitura, registre, providencie o melhor arranjo musical rico em instrumentos, para que esta obra encontre a perfeita voz com quem irá se casar trazendo orgulho a quem a concebeu. Esta voz que a conduzirá aos apreciadores amantes a espera de sua chegada, para com ela se deleitar no prazer que acolhe a alma com esta exata formula humana capaz de envolver-nos com seu poder, ao nos dar sua expressa ordem.
Cante.
Tito Trugilho, 05 de  setembro de 2019.
Tito Trugilho
Enviado por Tito Trugilho em 05/09/2019
Comentários